
A Unicamp vem, progressivamente, ampliando sua presença institucional nas conferências desde a COP27, que aconteceu em 2022 no Egito.
Especialmente a partir das COPs 28 (nos Emirados Árabes) e 29 (no Azerbaijão), a Universidade começou a articular com mais robustez sua inserção em redes de universidades sustentáveis, como a International Sustainable Campus Network (ISCN).
Isso culminou em uma carta assinada por diversas redes solicitando a realização de um Pavilhão das Universidades (Higher Education for Climate Action) na “Blue Zone” da COP30 (espaço no qual ocorrem as discussões e tomadas de decisões), a fim de mostrar à sociedade e aos órgãos governamentais a importância dessas instituições participarem da constituição de uma agenda climática global.
Isso parte do entendimento de que as universidades, além de contribuírem com informações científicas, também são agentes fundamentais para o cumprimento de metas climáticas e para a formulação de políticas de mitigação e de adaptação nos territórios – tendo em conta as mudanças que provocam nas regiões em que estão inseridas, por meio das suas funções de pesquisa, ensino e extensão.
Além disso, a Unicamp faz parte de uma rede de pesquisadores que dá apoio aos observadores [participantes da COP30 que têm voz e voto nas discussões]. Os membros desta rede vão se reunir diariamente no Pavilhão das Universidades para discutir e fazer um balanço das negociações realizadas ao longo da COP30.

Em 2025, por meio de um convênio com a Confederação Nacional dos Transportes, a Unicamp vai participar da programação da “Estação do Desenvolvimento”, na Green Zone da COP, cujo programação tem como foco as discussões sobre transportes e a transição energética.
Por fim, por meio de uma parceria do Gabinete do Reitor com a Pró Reitoria de Pesquisa (PRP), foi realizado um edital que selecionou quatro docentes e pesquisadores e dois discentes de pós-graduação que receberam apoio para viajar para Belém e participar das atividades da Conferência.
Clique aqui para conhecer os selecionados.
Confira a programação da comitiva da Unicamp neste link.
Saiba mais em:
Reitoria anuncia propostas de integração das ações de sustentabilidade
Na COP, Unicamp mira construção de redes universitárias para questões climáticas
