Em seu primeiro discurso como reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, afirmou que a sustentabilidade será um princípio estruturador da sua gestão.
Nossa gestão entende que sustentabilidade não se limita a ações pontuais, deve ser um princípio estruturante da cultura institucional, orientando decisões cotidianas e projetos de longo prazo, articulando inovação tecnológica com justiça social e promovendo uma universidade ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa.
Assumimos o compromisso de integrar o HIDS às políticas acadêmicas científicas e extensionistas da Unicamp, promovendo ações que unam tecnologia e equidade, inovação e justiça intergeracional, ciência e bem-estar coletivo.
O HIDS não é apenas um projeto urbanístico ou científico, ele representa uma nova forma de pensar o papel da universidade no século XXI, como agente ativo na transformação dos modos de vida, dos
modos de produção, de mobilidade e de cuidado com o planeta.Ao lado do HIDS, consolidaremos uma política institucional de sustentabilidade, com atuação transversal articulada entre órgãos, unidades e programas, promovendo sinergias e ampliando o alcance das iniciativas já existentes.
Saiba mais sobre a posse acessando este link.
Assista a cerimônia completa aqui.