Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Ao fazer um balanço do quadriênio em que esteve à frente da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles falou sobre o projeto do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, o HIDS.

“Ainda estamos em uma fase de muito planejamento e pouca coisa concreta, mas que é necessária. Tivemos um avanço considerável no ano passado, que foi a aprovação, pelo Consu, do plano de ocupação do HIDS Unicamp [área que corresponde à antiga Fazenda Argentina]. O plano definiu restrições para a área a ser ocupada por construções, apontou a localização dos corredores ecológicos e indicou onde se poderá instalar uma usina agrofotovoltaica. O projeto da usina já foi inserido no orçamento da Universidade e há conversas em andamento com uma empresa interessada em ser nossa parceira na iniciativa.

Outra conquista importante foi a aprovação, pela Finep [Financiadora de Estudos e Projetos], de quase R$ 15 milhões para a construção da nova vila de startups da Unicamp. Estava previsto que a vila ficaria na área original do campus de Barão Geraldo, mas insisti para que a transferíssemos para o HIDS Unicamp, que já abriga a sede da Inova [Agência de Inovação da Unicamp]. Felizmente, conseguimos concluir a tempo as obras de infraestrutura elétrica e de saneamento exigidas pela Finep como contrapartida para a liberação dos recursos.

A não renovação do contrato com a usina de cana-de-açúcar que atuava na área do HIDS Unicamp deixa clara a nossa intenção de dar início às construções no local. Acredito que esse movimento fortalecerá o projeto do HIDS como um todo, na medida em que mostrará para as outras instituições que estamos nos mexendo.

homens e mulheres em torno de uma mesa
Ao fundo, o reitor da Unicamp que presidiu reunião do Conselho da Fundação Fórum Campinas, que aconteceu no dia 10 de abril, na PUC-Campinas

Do ponto de vista da gestão, o conselho do HIDS foi incorporado ao da Fundação Fórum Campinas Inovadora, o que lhe conferiu uma estrutura institucional. A prefeitura, por sua vez, está tomando providências relativas à regulação da ocupação do solo e ao planejamento viário da região, para evitar que ali se forme um corredor de passagem entre as rodovias Adhemar de Barros e Dom Pedro.

Também está sendo discutida a possibilidade de formatação de um modelo de negócios diferente para a área do HIDS Unicamp, em conformidade com a Lei de Inovação, de modo que a Universidade possa negociar o uso dos espaços com empresas em uma condição que valorize o compartilhamento dos processos de inovação”.

Meirelles conversou com o Jornal da Unicamp entre o primeiro e o segundo turno da consulta à comunidade acadêmica para a escolha de seu sucessor, vencida pelo docente da Faculdade de Educação Física (FEF) Paulo Cesar Montagner.

Por Rachel Bueno para o Jornal da Unicamp

Ir para o topo